quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Como diria o Bial......


Bom, na realidade nem era ele quem dizia, mas enfim.....rs


Usem Filtro Solar, ou seria protetor, ou bloqueador???
Creuza que é Creuza tem que se informar para estar sempre bem protegida do sol, em todas as estações do ano.




Diferenças entre protetor, bloqueador, bronzeador e auto-bronzeador


Saiba como aproveitar o sol com segurança



O principal fator de risco relacionado ao câncer de pele é a exposição aos raios UV do sol. Por isso, para entender a função dos bloqueadores, protetores, bronzeadores e autobronzeadores, é preciso entender como os raios ultravioletas UVA e UVB agem sobre nossa pele.


O UVA é o principal responsável pelo desenvolvimento do câncer de pele, pois, atinge as camadas mais profundas da pele. Já o UVB penetra superficialmente, mas a exposição em horários de intensidade, entre 10 h e 16h, pode causar queimaduras de pele e alterações celulares que predispõem à doença. A principal diferença entre esses raios é que a intensidade UVA é a mesma durante todo o dia e não muda com a estação do ano. Discreto, pois não proporciona a sensação de ardência, cerca de 95% da radiação ultravioleta que atinge a Terra são UVA e apenas 5% UVB.


Bloqueadores


O bloqueador solar é o único que reflete a luz do sol e a impede de penetrar na pele. Composto por óxido de zinco, é popularmente conhecido como pasta d’água. Seu maior inconveniente é o estético pois, como não é absorvido pela derme, deixa um visual branco sobre o local aplicado.


Normalmente, o bloqueador também é encontrado na composição de protetores solares, cuja combinação é feita a partir de um agente químico que absorve a luz ultravioleta e outro que a reflete.

Protetores



A tarefa principal do protetor solar é impedir a ação do UVA e do UVB. Ele absorve os raios solares e impede a penetração mais intensa na pele. O sol age sobre nossa pele em qualquer horário do dia, mas de diferentes maneiras. Assim, o ideal é optar por protetores solares que combatam os dois tipos de raios, sejam resistentes à água e possuam em sua formulação bloqueadores solares. Quanto mais clara a pele, maior deve ser o Fator de Proteção Solar (FPS). Acima do FPS 15, os protetores também são chamados de bloqueadores.

Bronzeadores



Como o objetivo é bronzear, esse tipo de produto não apresenta em sua composição filtros de raios UVA e UVB. O bronzeador contém substâncias que estimulam a pigmentação, mesmo que a pessoa não se exponha ao sol. O simples reflexo da radiação na areia da praia, conhecido como mormaço, já é o suficiente para produzir o efeito esperado. Por oferecer baixa proteção, o uso indevido pode causar sérias queimaduras na pele.


Autobronzeadores


Com eles o bronzeado é garantido do dia para a noite. A formulação é composta por substâncias que oxidam as células da camada mais superficial da derme e produzem um efeito semelhante ao da melanina – pigmento que escurece a pele para protegê-la do sol. A vantagem é que não causa danos à saúde.


Paciência é o principal segredo para obter uma cor uniforme. Se não for aplicado corretamente, pode haver acúmulo do produto e causar manchas no “bronzeado”. Por isso, dê preferência às versões em loção, gel ou spray.


A maioria dos autobronzeadores não possui filtros solares, funcionam como uma maquiagem. Por isso, não é aconselhado a exposição ao sol após sua aplicação sem a proteção adequada. 


Ano passado tomei um desses sustos da vida: numa consulta de rotina com a Dermatologista mostrei algo que eu julgava ser uma pinta esquisita e para minha surpresa tratava-se de um Carcinoma Basocelular, o câncer de pele mais comum (principalmente em pessoas brancas feito papel.....rs) e de menor malignidade. 
Retirei, fiz exames, felizmente era como a minha Dermato havia dito e após retirado o problema estava resolvido. A questão era: fujo de sol desde sempre, nunca gostei de ficar torrando ao sol, sempre usei protetor na praia e na piscina, porque isso tinha acontecido comigo?? Ainda quando era adolescente confesso que cometi alguns abusos, tentando perder meu bronzeado de palmito, mas isso tinha sido a muito tempo atrás.... 

Claro que ela me perguntou se eu usava filtro....hehe
Passei vergonha, é óbvio......kkkkkk.......falei que no dia a dia não usava porque estava o tempo todo em casa, mas quando saia usava. Ela quase me enforcou com suas mãozinhas delicadas......kkkkkk


Filtro Solar é para ser usado assim que levantamos da cama, em todas as áreas que ficam expostas, fora das roupas, braços, pernas, colo, pescoço, rosto, tudinho..... E em todas as estações do Ano!


Para mim ela prescreveu o FPS30, quando for para a praia ou piscina, evitar o sol, ficar embaixo do guarda sol ou tenda e usar FPS maior. Na rua, quando a coisa tá feia e preciso andar muito no sol, uso sombrinha. Podem me chamar de ridicula, tô nem aí.....
Meninas que andam muito de carro, cuidado com os braços, não esqueçam de forma alguma o protetor, coloquem insulfilm, façam o que puderem para se proteger.


Os meus escolhidos, que uso quase todo dia (ainda bem que a Dermato nunca lerá isso.....rs)



Para o rosto, esse foi super recomendado por ela e não pude deixar de comprar, afinal além de proteger tem um ativo anti-rugas. O preço fica em torno do R$ 35, R$40, mas rende muito, gosto dele, mas acho meio oleoso, estou pesquisando algum que não fique muito oleoso em peles mistas, aceito indicações.

Para o corpo, esse é show de bola, pois é em loção, super fácil de espalhar, mas não dá para usar no rosto, até tentei, o rosto fica pingando óleo.Esse não sei o preço por aí, minha cunhada trabalha no laboratório que fez a importação, ele é produzido na Grécia, pela Johnsons e tenho estoque por um tempinho.


E vocês, estão se protegendo??? Isso é assunto sério!!!






1 comentários:

Anônimo disse...

amiga !! sabe que eu nao funciona com protetor, nem bloqueador...nadinha. eu sempre..sempre..sempre fico vermelho com tudo.

Bjks

Seguidores

Contador

 

Fala, Creuza! Copyright © 2009 Cosmetic Girl Designed by Ipietoon | In Collaboration with FIFA
Girl Illustration Copyrighted to Dapino Colada